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Pós Graduação em Gestão Empresarial Santana, Amapá

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Pós Graduação em Gestão Empresarial

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Trabalhar cerca de 10 a 12 horas diárias exige das organizações programas de qualidade de vida para os colaboradores que supram as necessidades físicas e psicológicas incluindo segurança, amor, estima e auto-realização.

O primeiro tema a ser discutido antes da implantação de programas de qualidade de vida em uma empresa é identificar o que é a qualidade de vida para a empresa e colaboradores, e se a gestão está preparada para esta mudança. Muito é falado sobre qualidade de vida, principalmente no ambiente corporativo, e todas as ações devem levar ao mesmo objetivo: melhorar o bem-estar do colaborador.  Por quê? O bem estar do colaborador é diretamente proporcional a sua produtividade e por conseqüência melhora os resultados da organização, em todas as perspectivas: financeira, do cliente, processos operacionais e do aprendizado, usando como base o Balanced Scoredcard, por exemplo.

 

Existem duas grandes frentes de trabalhos a serem endereçadas pelas empresas que queiram promover  a Qualidade de Vida no ambiente empresarial.  A primeira frente é a parte física, onde se deve entender as necessidades dos colaboradores e a segunda é a parte psicológica.  Estas frentes são complementares seguindo a hierarquia das necessidades de Maslow, composta por cinco necessidades fundamentais: fisiológicas, segurança, amor, estima e auto-realização.

 

As empresas devem implantar os programas de qualidade de vida pensando em seus colaboradores, incluindo neste conceito todos os níveis hierárquicos da organização, e para isso deverão contar com várias iniciativas, pois as necessidades mudam de acordo com o grupo de trabalho, departamento, localização física entre outros aspectos.  Por exemplo, ginástica laboral para um departamento de televendas é muito importante para evitar lesões por esforço repetitivo (LER), para operadores de máquinas (ex. empilhadeira) o EPI - Equipamentos de Proteção Individual - possa ser mais importante, ou até obrigatório em alguns casos.

 

Enfim, as necessidades fisiológicas e de segurança são as mais fáceis de serem atendidas, pois são necessidades básicas e na grande maioria é algo tangível: conforto no ambiente de trabalho (ergometria), alongamento e massagem (para aliviar estresse físico), áreas de relaxamento, melhor transporte, refeitórios atrativos (boa comida e visual), etc. Vemos com freqüências muita dedicação nas áreas básicas e muito pouco nas áreas que envolvem o estado emocional das pessoas (amor, estima e auto-realização).  Não podemos esquecer que somos formados por um conjunto de elementos que devem estar harmoniosos para estarmos bem.  Assim, é muito importante, após ter atendido as necessidades básicas, investir maciçamente em programas motivacionais para garantir ao colaborador o estímulo e vontade ...

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