Quer ser nosso colaborador? Envie seu texto e fotos para nosso e-mail.

Curso de relacionamento interpessoal Jacarezinho PR

Encontre os cursos de relacionamento interpessoal em Jacarezinho. Conheça os cursos desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

CEODAC CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICOS DR. ANTONIO CELÓRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
(44) 3222-6265
Rua Santos Dumont, 2138
Maringá, Paraná
 
Centro de Formacao de Condutores Nativa Ltda
(43) 3342-0783
av Celso Garcia Cid, 461, Lj 2, Centro
Londrina, Paraná

Dados Divulgados por
KUMON CHAMPAGNAT - UNID. FRANCISCO ROCHA
(41) 3339-8102
R Padre Anchieta, 1691 - ljs 12/13
Curitiba, Paraná
 
Centro de Formacao de Condutores Delta Ltda
(43) 3026-5105
r Maringá, 109, Vitória
Londrina, Paraná

Dados Divulgados por
Centro de Formacao de Condutores Academica Ltda. Me
(43) 3026-2703
av Tiradentes, 122, Jd Shangrilá
Londrina, Paraná

Dados Divulgados por
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE E SOS SETE ANÕES
(41) 3283-2139
AVENIDA RUI BARBOSA 9625
SAO JOSE DOS PINHAIS, Paraná
 
Centro de Formacao de Condutores Sousa & Oliveira Ltda
(43) 3324-8642
r Goiás, 1870, Centro
Londrina, Paraná

Dados Divulgados por
Centro de Formacao de Condutores Imperatriz Ltda
(43) 3324-5467
r João Cândido,Prof, 682, Centro
Londrina, Paraná

Dados Divulgados por
Spassodonto-Cursos e Eventos ( Especializações em Odontologia)
(45) 3222-0262
Rua Duque de Caxias, 558
Cascavel, Paraná
 
limpem as postagens antigas por favor
(44) 2244-2244
vcs tem q apagar postagens antigas
curitiba, Paraná
 
Dados Divulgados por

Curso de relacionamento interpessoal

Fornecido por: 

Há anos tenho trabalhado com grupos de sensibilização, sobretudo em empresas familiares e públicas.

Uma das mais importantes constatações que aprendi na prática foi a de que normalmente as pessoas não gostam de conviver com outras com as quais têm dificuldades no relacionamento. Normalmente as pessoas anseiam por resolver seus conflitos. Esses grupos têm por objetivo trabalhar essas dificuldades comportamentais. Constatei em dezenas de organizações que passar dois ou três dias isolado em um lugar fora do trabalho discutindo suas tensões costuma ser uma experiência positivamente surpreendente.

Sempre verifiquei que as afirmações sobre o medo de trabalhar os conflitos é mais uma das muitas insanidades organizacionais. O grande perigo ou medo está no fato de que temos de trabalhar as emoções contidas e que esses grupos de sensibilização teoricamente poderão piorar a situação existente. Entretanto, na prática, os grupos sabem se defender e dificilmente colocarão suas dificuldades se o profissional coordenador não transmitir confiança.

Como trabalhar os conflitos
Nessas ocasiões é muito importante não se trabalhar os fatos no passado e sim os sentimentos contidos no presente, no "aqui e agora". Ficar falando dos acontecimentos passados não resolve as questões e ainda pode provocar "re-sofrimentos", ou seja, despertar sentimentos ruins e mal entendidos que ficaram registrados no sistema nervoso e podem se prestar a novos desentendimentos. Um dos pontos mais importantes desses encontros é a mudança de foco das comunicações: deixa-se de falar do outro para falar com o outro. Normalmente, no dia-a-dia dos grupos informais, comenta-se irresponsável e inutilmente as dificuldades dos colegas de trabalho, sobretudo dos membros do poder. Essas explanações costumam gerar um clima de imaturidade grupal em que não se assume a autoria das opiniões ou percepção sobre os ausentes.

Fala-se impessoalmente: "estão dizendo", "ouvi comentários", "me contaram", entre outros. As pessoas são "julgadas" e "condenadas", sem possibilidade de "defesa". Durante os encontros de sensibilização essa conduta é radicalmente cortada. Os comentários são feitos diretamente para os outros, em vez de falar na ausência desses. Os participantes são estimulados a falar face a face com seus parceiros. Os feedbacks são diretos e personalizados na primeira pessoa: "eu observo", "eu sinto", "minha opinião", entre outros.

Fatos vividos no passado e sentimentos no presente

Deve-se evitar discutir os fatos passados e, sobretudo, enfatizar as criações de projetos no futuro. Ninguém resolve "problemas no passado". O que se tem para mudar são sentimentos de instantes mal vividos e que ficaram gravados em nossas memórias emocionais. O papel do coordenad...

Clique aqui para ler este artigo em O Debate

Copyright © 2013 Todos os direitos reservados.
UaiWeb