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Curso de relacionamento interpessoal Iranduba AM

Encontre os cursos de relacionamento interpessoal em Iranduba. Conheça os cursos desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Centro de Ensino Pesquisa e Pos-graduacao do Norte
(92) 3633-5422
r Lima Bacuri, 72, A, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
CEFET - AM
(92) 3621-6700
av Sete de Setembro, 1975, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Fundacao de Apoio A Educacao Tecnologica Jose Dantas Cavalcante
(92) 3249-2098
al Cosme Ferreira, 8045, Aleixo
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(92) 3216-5779
r Darcy Vargas, 288, Chapada
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Centro de Cultura Americana Ltda Sc
(92) 3233-1323
r João Valério, 280, N S das Graças
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
SESI - Serviço Social da Indústria - AM
8009-27878
av Getúlio Vargas, 1116, An 1, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Elson Vicente Batista
(92) 3644-1304
r Guilherme Moreira, 297, An 3 Sl 24, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
A L Educacao Em Saude e Comercio de Livros Ltda - Epp
(92) 3234-3763
av Tarumã, 632, Cs A, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Centro de Ensino Preparatorio Aufiero S/c Ltda. - Cepra
(92) 3232-7014
r Belo Horizonte, 1050, Adrianópolis
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Instituto de Educacao e de Pesquisas de Opiniao Publica Ltda
(92) 3633-5977
av Joaquim Nabuco, 1032, Centro
Manaus, Amazonas

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Curso de relacionamento interpessoal

Fornecido por: 

Há anos tenho trabalhado com grupos de sensibilização, sobretudo em empresas familiares e públicas.

Uma das mais importantes constatações que aprendi na prática foi a de que normalmente as pessoas não gostam de conviver com outras com as quais têm dificuldades no relacionamento. Normalmente as pessoas anseiam por resolver seus conflitos. Esses grupos têm por objetivo trabalhar essas dificuldades comportamentais. Constatei em dezenas de organizações que passar dois ou três dias isolado em um lugar fora do trabalho discutindo suas tensões costuma ser uma experiência positivamente surpreendente.

Sempre verifiquei que as afirmações sobre o medo de trabalhar os conflitos é mais uma das muitas insanidades organizacionais. O grande perigo ou medo está no fato de que temos de trabalhar as emoções contidas e que esses grupos de sensibilização teoricamente poderão piorar a situação existente. Entretanto, na prática, os grupos sabem se defender e dificilmente colocarão suas dificuldades se o profissional coordenador não transmitir confiança.

Como trabalhar os conflitos
Nessas ocasiões é muito importante não se trabalhar os fatos no passado e sim os sentimentos contidos no presente, no "aqui e agora". Ficar falando dos acontecimentos passados não resolve as questões e ainda pode provocar "re-sofrimentos", ou seja, despertar sentimentos ruins e mal entendidos que ficaram registrados no sistema nervoso e podem se prestar a novos desentendimentos. Um dos pontos mais importantes desses encontros é a mudança de foco das comunicações: deixa-se de falar do outro para falar com o outro. Normalmente, no dia-a-dia dos grupos informais, comenta-se irresponsável e inutilmente as dificuldades dos colegas de trabalho, sobretudo dos membros do poder. Essas explanações costumam gerar um clima de imaturidade grupal em que não se assume a autoria das opiniões ou percepção sobre os ausentes.

Fala-se impessoalmente: "estão dizendo", "ouvi comentários", "me contaram", entre outros. As pessoas são "julgadas" e "condenadas", sem possibilidade de "defesa". Durante os encontros de sensibilização essa conduta é radicalmente cortada. Os comentários são feitos diretamente para os outros, em vez de falar na ausência desses. Os participantes são estimulados a falar face a face com seus parceiros. Os feedbacks são diretos e personalizados na primeira pessoa: "eu observo", "eu sinto", "minha opinião", entre outros.

Fatos vividos no passado e sentimentos no presente

Deve-se evitar discutir os fatos passados e, sobretudo, enfatizar as criações de projetos no futuro. Ninguém resolve "problemas no passado". O que se tem para mudar são sentimentos de instantes mal vividos e que ficaram gravados em nossas memórias emocionais. O papel do coordenad...

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