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Curso de Nutrição Recife, Pernambuco

Encontre os cursos de nutrição de Recife. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Centro Cultural Brasil Alemanha
(81) 3421-2173
r Sossego, 364, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Faculdade Pernambucana
(81) 3361-3197
r José Bras Moscow, 252 Candeias
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Pre-Vestibular-Piedade
(81) 3462-1261
av Beira Mar, 1180 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
FEPAM
(81) 3461-4008
av Cândido Ferreira, 343 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
On-line
(81) 3341-3837
r Arão Lins Andrade, 711 sl 12A Prazeres
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Faculdade de Cararapes
(81) 3343-5578
r Com José Didier, 27 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Colegio Dulce Pexoto
(81) 3482-0709
r Br de Lucena, 635 Centro
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Microlins
(81) 3481-8100
r Br de Lucena, 206 Centro
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Faculdade Metropolitana
(81) 3361-0620
av Gal Barreto Menezes, 809 Guararapes
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Centro Profissional Especial
(81) 3468-3344
av Ns de Fátima, 239 após o Habbis 3º sinal à esquerda Piedade Jaboatao
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
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Curso de Nutrição

Fornecido por: 

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde.

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente  acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, ...

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