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Curso de Nutrição Macapá, Amapá

Encontre os cursos de nutrição de Macapá. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Seap Sistema Educacional do Amapá
(96) 222-3585
av Mãe Luzia, 1186, Laguinho
Macapá, Amapá
 
Bartolomeu Capitania
(96) 223-0333
av Dq Caxias, 908
Macapá, Amapá
 
Meta Escola Tec do Amapá
(96) 223-6008
psg Jovino Dinoa, 2934, Laguinho
Macapá, Amapá
 
Cepap Centro Educacional Presbiteriano do Amapá
(96) 222-0983
av Conego Domingos Maltez, 265, Trem
Macapá, Amapá
 
Ceap
(96) 223-5565
av Nações Unidas, 1201, Perpétuo Socorro
Macapá, Amapá
 
Colégio Santa Bartolomea Capitanio
(96) 223-0333
av Dq de Caxias, 908
Macapá, Amapá
 
Asm Silva
(96) 227-3370
rod Juscelino Kubitschek, 8050, km 8, Jardim Marco Zero
Macapá, Amapá
 
Centro Ensino Atual
(96) 223-7714
av Mendonça Furtado, 1220, Central
Macapá, Amapá
 
Aaaec
(96) 223-5403
av Nações Unidas, 1201, Perpétuo Socorro
Macapá, Amapá
 
Centro de Ensino Aprova 1e 2 Grau
(96) 223-8199
r General Rondon, 748, Laguinho
Macapá, Amapá
 

Curso de Nutrição

Fornecido por: 

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde.

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente  acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, ...

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