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Curso de Nutrição Luís Correia PI

Encontre os cursos de nutrição de Luís Correia. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Escola Estadual Orcalino F Evangelista
(64) 425-1426
r Afonso Pena SN
Goiatuba, Goiás
 
Escola 1 Grau Hebe Cortez
(99) 525-3659
r São João, 584, Parque Santa Lúcia
Imperatriz, Maranhão
 
Escola Estadual Olavo Bilac
(44) 543-2444
r Pres Costa e Silva, 1313, Ubiratã
Ubirata, Paraná
 
Iespan Inst de Ensino Superior do Pantanal
(67) 231-9090
r Cabral, 938, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Colégio Estadual IV Centenário
(44) 546-1198
av Raposo Tavares SN, Quarto Centenário
Quarto Centenario, Paraná
 
Faculdade de Pedagogia
(44) 528-2337
av D Pedro II, 1, sl 1
Assis Chateaubriand, Paraná
 
EEPG Prof Shisuko Ioshida Niwa
(114) 820-1336
r José Bello, 3034
Rio Grande da Serra, São Paulo
 
Fundação Educacional do Baixo Francisco
(82) 551-2161
pc José Calheiros SN
Penedo, Alagoas
 
EEPSG Clementina
(18) 658-1114
r Brasília, 10
Clementina, São Paulo
 
Aparecido D Mello
(193) 672-2889
r Santa Cruz, 28
Santa Cruz das Palmeiras, São Paulo
 

Curso de Nutrição

Fornecido por: 

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde.

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente  acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, ...

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