Quer ser nosso colaborador? Envie seu texto e fotos para nosso e-mail.

Curso de Nutrição Luís Correia PI

Encontre os cursos de nutrição de Luís Correia. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Uespi Fundação Universidade Estadual Piauí
(86) 321-1800
av Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora De Fátima
Parnaíba, Piauí
 
Fundação Universidade Federal Piauí
(86) 215-5500
r Campo, do, Mafrense
Teresina, Piauí
 
Uespi Fundação Universidade Estadual Piauí
(89) 422-4757
av Brasil SN
Picos, Piauí
 
Fundação Universidade Federal Piauí
(86) 237-1010
r Campo, do, 16, cpo, Mafrense
Teresina, Piauí
 
Uespi Fundação Universidade Estadual Piauí
(89) 531-1345
r Felix Pacheco SN
Canto do Buriti, Piauí
 
União Escolas Superiores Campomaiorenses Unesc
(86) 252-1197
av José Paulino, 598
Campo Maior, Piauí
 
Fundação Universidade Federal Piui
(86) 215-5808
r Campo, do, Mafrense
Teresina, Piauí
 
Soc Potencial Ltda
(89) 522-1858
av Euripedes de Aguiar, 850
Floriano, Piauí
 
Centro Piauiense Ensino Especifico Ltda
(86) 221-6162
r Eliseu Martins, 1611, Centro
Teresina, Piauí
 
Uespi Fundação Universidade Estadual Piauí
(86) 282-1400
r Abel Pereira SN, Água Branca
Agua Branca, Piauí
 

Curso de Nutrição

Fornecido por: 

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde.

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente  acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, ...

Clique aqui para ler este artigo em O Debate

Copyright © 2013 Todos os direitos reservados.
UaiWeb