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Curso de Nutrição Arapiraca, Alagoas

Encontre os cursos de nutrição de Arapiraca. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Curso Planeta
(82) 3336-1441
r Com Palmeira, 400 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
IBC-Instituto BRasileiro d Cursos
(82) 3221-0430
r Com Teixeira Bastos, 707 Prado
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
CIH Vestibulares
(82) 3327-4436
Tv Pedro Américo, 8A Poço
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Curso de Português Professora Socorro Padilha
(82) 3338-7779
av Nelson Marinho Araújo, s/n qd.L it10
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Espaço Professor Alfredo Alves
(82) 3326-5413
av Julio Marques Luz, 530 cA sl3 Jatiúca
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Alagoas Cursos
(82) 3326-1227
r Princesa Isabel, 159 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Curso do Professor robson
(82) 3357-3015
r Artagnan Martins reis , 160 Jatiúca
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
CRECHE ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO MUNDO
(82) 9977-1915
RUA SÃO PEDRO 64 ALTO DO CRUZEIRO
ARAPIRACA, Alagoas
 
CRECHE ESCOLA PEQUE MUNDO
(82) 9977-1915
RUA SÃO JOSÉ 552 ALTO DO CRUZEIRO
ARAPIRACA, Alagoas
 
Curso Contato Interativo
(82) 3336-2775
r José Alencar, 86 an3 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
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Curso de Nutrição

Fornecido por: 

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde.

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente  acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, ...

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