Quer ser nosso colaborador? Envie seu texto e fotos para nosso e-mail.

Curso de Educação Financeira Luís Correia PI

Encontre os cursos de educação financeira de Luís Correia. Conheça as instituições especializadas desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Inst Educacional Doná Clara
(313) 497-6919
RO Nonato, 640
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Colégio Normal Nossa Senhora do Carmo
(313) 891-2925
r Virgilio, 118, Viçosa
Vicosa, Minas Gerais
 
Escola Estadual Primeiro e Segundo Grau Marcilio Dias CPM
(51) 664-1621
tr Armando , 40
Torres, Rio Grande do Sul
 
Faculdade de Pedagogia
(44) 528-2337
av D Pedro II, 1, sl 1
Assis Chateaubriand, Paraná
 
EEPG Prof Shisuko Ioshida Niwa
(114) 820-1336
r José Bello, 3034
Rio Grande da Serra, São Paulo
 
Castelinho Mágico
(373) 241-2584
r Ana Lima, 79, Centro
Itaúna, Minas Gerais
 
Escolinha Arte Recife
(813) 222-0050
r Cupim, 124, Graças
Recife, Pernambuco
 
Escola Estadual Orcalino F Evangelista
(64) 425-1426
r Afonso Pena SN
Goiatuba, Goiás
 
Escola 1 Grau Hebe Cortez
(99) 525-3659
r São João, 584, Parque Santa Lúcia
Imperatriz, Maranhão
 
Escola Estadual Olavo Bilac
(44) 543-2444
r Pres Costa e Silva, 1313, Ubiratã
Ubirata, Paraná
 

Curso de Educação Financeira

Fornecido por: 

A Educação Financeira das crianças deve começar desde cedo. Assim, além da escola, os pais possuem um papel fundamental nesse processo. Um artifício para inserir os filhos no mundo da educação financeira são as mesadas.

Contudo, cuidados devem ser tomados para que esse artifício realmente atinja sua finalidade. O primeiro passo, é definir qual a finalidade que a mesada ela terá, ou seja, qual o limite de dinheiro que essa criança irá administrar. E isso varia, desde o dinheiro para a compra de doces, revistas e figurinhas, até os jovens que já estão mais avançados na forma de cuidar das finanças e assim assumem com esse dinheiro até mesmo o pagamento da escola e cursos que realizam. O que sempre observo na utilização da mesada é que a evolução do seu valor deve ser gradativa, sempre acompanhada de conversas que mostram a importância desse dinheiro e porque ele deve ser utilizado com responsabilidade.

Também deve mostrar as crianças à importância de poupar parte para realização de pequenos sonhos, como o de guardar dinheiro por um período para compra de um brinquedo ou mesmo uma bicicleta. A conversa também deve ser utilizada quando houver negociação dos valores que serão dados e a periodicidade, nesse momento é interessante educar os jovens a criarem planilhas anotando durante o mês onde vão gastar seu dinheiro, isto fará que eles possam analisar melhor e evitar gastos desnecessários e até mesmo eliminando excessos. Para que esses jovens iniciem esse processo de poupança é interessante que eles ganhem, quando menores, cofrinhos, que é um ótimo incentivador para que poupem, mas sempre lembrando que o dinheiro guardado neste cofrinho deverá ter objetivo, para que a criança saiba que deverá priorizar este sonho e objetivo antes de sair gastando.

É fundamental também que se mostre aos jovens a importância de conquistar os valores que recebem, entretanto, não é interessante associar esse dinheiro a desempenho escolar, pois, o estudo deve ser incentivado pela importância que ele terá para vidas dessas crianças. Uma criança que só estuda para garantir a mesada no fim do mês poderá ter um rendimento muito baixo se, por algum motivo, a família deixa de ter condições de dá-la. Além de, limitar o desenvolvimento intelectual a essas metas atingidas. Os benefícios da mesada são inegáveis: além de desenvolver o senso de responsabilidade, a administraçã...

Clique aqui para ler este artigo em O Debate

Copyright © 2013 Todos os direitos reservados.
UaiWeb