Quer ser nosso colaborador? Envie seu texto e fotos para nosso e-mail.

Curso de Capacitação no Campo Macapá, Amapá

Encontre os cursos de capacitação no campo de Macapá. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região,aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Seap Sistema Educacional do Amapá
(96) 222-3585
av Mãe Luzia, 1186, Laguinho
Macapá, Amapá
 
Bartolomeu Capitania
(96) 223-0333
av Dq Caxias, 908
Macapá, Amapá
 
Meta Escola Tec do Amapá
(96) 223-6008
psg Jovino Dinoa, 2934, Laguinho
Macapá, Amapá
 
Cepap Centro Educacional Presbiteriano do Amapá
(96) 222-0983
av Conego Domingos Maltez, 265, Trem
Macapá, Amapá
 
Ceap
(96) 223-5565
av Nações Unidas, 1201, Perpétuo Socorro
Macapá, Amapá
 
Colégio Santa Bartolomea Capitanio
(96) 223-0333
av Dq de Caxias, 908
Macapá, Amapá
 
Asm Silva
(96) 227-3370
rod Juscelino Kubitschek, 8050, km 8, Jardim Marco Zero
Macapá, Amapá
 
Centro Ensino Atual
(96) 223-7714
av Mendonça Furtado, 1220, Central
Macapá, Amapá
 
Aaaec
(96) 223-5403
av Nações Unidas, 1201, Perpétuo Socorro
Macapá, Amapá
 
Centro de Ensino Aprova 1e 2 Grau
(96) 223-8199
r General Rondon, 748, Laguinho
Macapá, Amapá
 

Curso de Capacitação no Campo

Fornecido por: 

Economizar energia é uma atitude cidadã que deve ser adotada por todos nós. Neste artigo, o Engº Eduardo Nobre, aponta sugestões para que também o homem do campo faça a sua parte.

Você já teve a sensação de que algo que está acontecendo hoje, você já viu no passado? 

Você se lembra que no final dos anos 70 passamos por momentos de uma alta de preço, obrigando o governo a tomar medidas drásticas para reduzir sua compra, visto que o petróleo chegou a representar 50% do total importado pelo Brasil?

Você tem visto nos noticiários que o petróleo está tendo uma alta de preços a valores nunca imaginados?

Ou seja, o que aconteceu no passado está de novo rondando o nosso dia-a-dia. Isto porque a vida é cíclica. Ela vem e volta com maior ou menor período e intensidade.

Estamos iniciando uma nova era, agora associada a outras preocupações como a falta de alimento, degradação do meio ambiente, segurança, escassez de energia, etc. 

E qual o nosso papel neste novo ciclo? O mínimo que podemos fazer é nos informar, capacitar e agir de forma consciente, procurando transmitir ao próximo a nossa experiência. 

O nosso modo de vida está diretamente associado ao que temos disponível, que pode ser utilizado de várias formas, inclusive, com desperdício. A nossa formação, para nossa sorte, foi moldada sem os problemas inerentes das guerras e ações extremas da natureza, ou seja, vivemos em uma terra onde tudo favorece o nosso crescimento e, conseqüentemente, o desperdício. 

É nisto que temos que pensar e agir: reduzir o desperdício, tanto na produção de alimentos, quanto na execução de obras e no uso de energia e água. Os problemas do futuro com certeza estão associados à falta de água, energia e alimentos. Sua participação, como homem do campo, é fundamental porque é você que vai produzir alimentos e energia para que a humanidade continue os seus ciclos de vida. 

Porém, é importante você exercer o seu trabalho com lucratividade. É importante se capacitar e aprender para poder empreender. Você deve conhecer as suas limitações, o seu rebanho, a sua terra, os seus equipamentos, os seus colaboradores, enfim, você tem que gerenciar a sua fazenda com sabedoria. 

A produtividade da pecuária leiteira será economicamente viável se houver uma correta utilização dos insumos, associados às práticas eficientes de manejo, alimentação de qualidade, higiene, animais com boas características genéticas, dentre outras coisas. 

Isto quer dizer que não adianta ter o melhor gado e as melhores instalações se você não souber utilizar os insumos que a natureza nos provém com o cuidado que eles merecem. Alguns dos insumos mais importantes são a água e a energia porque sem uma gestão eficiente deles o seu lucro pode estar "indo para o ralo". 

É muito comum aos empresários de qualquer setor achar que a sua empre...

Clique aqui para ler este artigo em O Debate

Copyright © 2013 Todos os direitos reservados.
UaiWeb